17/06/2011
Movimentação de Paranaguá cresceu 10% até maio
A movimentação de mercadorias pelos Portos de Paranaguá e Antonina cresceu 10% nos cinco primeiros meses deste ano, chegando a 16,2 milhões de toneladas içadas. Os dados são da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e do CAP (Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá).
Considerando apenas a exportação de granéis sólidos (soja, milho, farelo de soja, trigo e açúcar), foram 6,7 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá de janeiro a maio. Já a produtividade na exportação de granéis por berço de atracação, nestes primeiros cinco meses do ano, foi de 1,5 milhão de toneladas, 70% maior do que a produtividade por berço atingida em Santos, que foi de 880 mil toneladas no mesmo período. Dos 20 berços de atracação existentes no complexo, cinco carregam exclusivamente granéis.
A perspectiva de crescimento é ainda maior na produtividade num futuro próximo, com a execução dos projetos de ampliação, quando o terminal passará a ter 32 berços de atracação. Ao término da execução dos projetos o porto passará de nove mil toneladas/hora de capacidade nominal no corredor de exportação para 18 mil toneladas/hora.
A movimentação de veículos também foi destaque. Até maio, o Porto de Paranaguá içou - entre exportações e importações - 75 mil unidades, atingindo um aumento de 31% em relação à quantidade movimentada no mesmo período do ano passado.
Fonte: Guia Marítimo
sábado, 18 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário