20/05/2011
Custos devem atrasar crescimento do setor conteinerizado
Volume de carga global deve crescer até 10,7% neste ano.
O volume de contêineres na indústria marítima deve crescer dois dígitos até 2012, mas o aumento no combustível, no afretamento das embarcações e nos custos de construção dos navios pode enfraquecer os lucros das transportadoras nos próximos meses. Ao menos é o que prediz o consultor Philippe Hoehlinger, em seu último relatório trimestral sobre a indústria.
"Agora que finalmente quase todos os indicadores estão saindo do vermelho, os custos operacionais devem estragar a festa", afirmou ele em seu relatório publicado na SeaAxis, do Axis Intermodal Group. Hoehlinger prevê um crescimento de 10,7% no volume de cargas neste ano e 11,2% para o ano que vem. No ano passado esse volume teve queda de 12,6%. Já a capacidade das embarcações deve aumentar em 11,6% em 2011 e 9,4% em 2012.
O analista afirmou também que as taxas de frete devem subir 10% no trimestre corrente e 15% no terceiro trimestre, o que contrasta com a previsão menos otimista da Alphaliner, que disse que as taxas dos contêineres estão tendendo para baixo e com pouco sinal de melhoras para antes do meio do ano.
Uma série de transportadoras marítimas como a APL, a Hanjin, a Hapag-Lloyd, a Evergreen e a CSAV registraram queda no primeiro trimestre deste ano e outras alertaram que o aumento gradativo dos custos pode mesmo ferir os lucros.
Hoehlinger, no entanto, enfatizou que as taxas aumentadas podem compensar o aumento dos preços de combustível - que devem ficar acima de US$ 600 por barril durante o ano -, as taxas de afretamento, que aumentaram 30% nos primeiros três meses, e os custos materiais, que estão elevando os preços dos contêineres e dos navios.
Fonte: Guia Marítimo
domingo, 22 de maio de 2011
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