A cabotagem brasileira deve contar com a entrada de mais três players no mercado no próximo ano: Mur Ship, Maestra Logística e CMA CGM. Atualmente a navegação nacional dispõe de três armadores efetivamente operacionais, sendo eles a Aliança/Hamburg Süd, Log-In (do grupo Vale) e Mercosul Line (da dinamarquesa A.P. Möller-Maersk).
A Mur Ship é uma empresa sul-africana que já possui subsidiária no Brasil. A companhia pretende adquirir uma embarcação de bandeira brasileira e encomendar um navio com um estaleiro nacional para poder ingressar na navegação interna do País.
A Triunfo Participações e Investimentos S.A. controla 100% do capital da Maestra, que atuará em cinco portos da costa brasileira e se apresentará como opção logística para empresas que visam suprir a demanda por transporte hidroviário, que representa apenas 14% do total de cargas movimentadas no país. A companhia, sediada em Itajaí (SC) e com escritório comercial em São Paulo (SP), deve intermediar o transporte entre os complexos portuários de Itajaí (SC), Santos (SP), Suape (PE) e Manaus (AM), passando a oferecer serviços semanais nos portos mencionados. Inicialmente, a Maestra Logística contará com quatro embarcações, sendo duas próprias e outras duas operando por meio de contrato de afretamento.
Dentre os navios anunciados, estão em processo de reforma o Maestra Mediterrâneo - anteriormente batizado de Neptunia Mediterrâneo - e o Maestra Atlântico Sul - antigo Lloyd Atlântico, porta-contêiner da extinta Companhia Marítima Lloyd Brasileiro.Já a francesa CMA CGM fretou com o armador Di Gregório o navio de bandeira nacional DG Columbia, que tem docagem programada para este mês no Rio de Janeiro, de modo a iniciar movimentação na rota entre Manaus e Santos no início de 2011.
A entrada destas três novas companhias deve elevar a quantidade de volumes transportados pela cabotagem. No acumulado do terceiro trimestre de 2010, a movimentação de cargas conteinerizadas no segmento superou a marca dos 100 mil Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés). De acordo com informações da consultoria Datamar, é a primeira vez que o índice trimestral relacionado ao modal de navegação interna apresenta este resultado.
domingo, 19 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário