sábado, 6 de novembro de 2010

Swan Container Line anuncia rota reefer no Brasil

05/11/2010

Swan Container Line anuncia rota reefer no Brasil

Armador inicia serviços no País por meio da AGL.

A Swan Container Line anunciou um novo serviço de carga reefer do Brasil para a Rússia. De acordo com o diretor de vendas e marketing da AGL (Arrow Global Logistics), agente do armador no Brasil, Mauricio Gulfier, a empresa é inédita no País. "Essa é a primeira rota regular do armador na costa leste da América do Sul para Rússia, sendo que existe possibilidade de expansão para novos mercados nas próximas temporadas", afirma o executivo.

A nova rota frigorífica passará semanalmente pelos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Navegantes (SC) e Itaguaí (RJ), basicamente com embarques de carne (bovina, suína e frango) refrigerada a serem realizados por dois navios (Baltic Swan e Robert) com capacidade aproximada para 1.000 Teus cada e de 150 a 200 tomadas reefer. A primeira viagem do serviço teve início no final de outubro.

A Swan Container Line é uma subsidiária do Peter Döhle Group of Companies, de Hamburgo (Alemanha). A companhia foi formada em meados de 2003, na Ilha de Man (Reino Unido) em meados de 2003, para fornecer serviços feeder entre os portos do Norte da Europa e do Mar Báltico. A empresa foi vendida em 2006 para a Swan Container GmbH & Co. KG., e passou a escalar os portos de Roterdã (Holanda), Hamburgo e São Petersburgo (Rússia).


Mercado frigorífico

A nova aposta da Swan Container Line nas rotas com o Brasil é justificada pela tendência do mercado de exportação de carne nacional: a Rússia é o principal destino dos embarques da mercadoria, seguido por Irã, Egito, Hong Kong e Venezuela. Os números computados pelo Secex/MDIC apontam a recuperação das exportações de carne in natura do Brasil para a Rússia, totalizando 220.455 toneladas de janeiro a setembro deste ano. Em 2009, o número era de 327.221 toneladas, e em 2008, 382.669 toneladas.

Segundo estatísticas da consultoria Dynamar, o embarque de frutas representa cerca de metade de todo o comércio frigorífico global, com parcela equivalente a 56 milhões de toneladas. As exportações de carne aparecem logo atrás, com de 35 milhões de toneladas, peixes com 20 milhões de toneladas e leite com 6 milhões de toneladas. Os maiores volumes de exportação vêm da América do Sul, em 24 milhões de toneladas, e na América Central e Caribe, em 8,5 milhões de toneladas, enquanto as exportações da América do Norte são estimadas em 14 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário